quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Da simplicidade que transforma o mundo

Na última segunda-feira, eu e minha amiga Michelle fomos convidadas para falar a respeito de comunicação para um grupo de pessoas que dão início a um trabalho que considero pioneiro. Essas pessoas foram convidadas pelo Frei Paulo (padre responsável pela paróquia na pequena cidade de Nova Aliança e meu amigo) a integrar uma equipe de ministros da Palavra. Em linhas gerais, essas pessoas são como o padre, mas não podem consagrar a Eucaristia. Mas vão poder fazer homilias, comunicar ao povo que vai à missa o Evangelho.
No fim da reunião, uma senhora de uns 70 anos, talvez um pouco menos, me procurou. Bem tímida, ela disse como quem comenta sobre o tempo, mas apreensiva:
- Vamos ser bastante criticadas, né?
Eu, com a minha pressa ridiculamente imprudente, presumi burramente que ela tratava de críticas quanto a falar em público.
- Ah, não tem importância. As críticas são bem-vindas pois nos aprimoram
- Acho que as pessoas vão estranhar uma mulher falando no lugar do padre. É estranho. - Ela disse tão encolhida e olhando para o chão que consigo ver nitidamente esse momento.
Novamente meu ímpeto:
- Quantos catequistas homens vocês têm na paróquia?
A amiga dela, que ouvia a conversa, respondeu prontamente que, de 9 catequistas, um era homem. Corri a dizer com aqueles ímpetos de arrebatamento que me ocorrem vez ou outra:
- Fui a um encontro no ano retrasado. Nele, estavam mulheres nordestinas que tocam paróquias inteiras pela falta de padres. Apenas não consagram. Mas são elas que fazem a comunidade acontecer. As mulheres carregam há anos a Igreja nas costas. A senhora pode se considerar uma pioneira na cidade. Uma mulher que sobe ao altar pra falar do Evangelho.
Ela não me levou muito a sério. Saiu carregando um receio nos ombros. O que ela não sabe é que foi ministra da Palavra pra mim. As revoluções são silenciosas. As mudanças são feitas por pessoas como aquela mulher que aceitam, com o receio do mundo sobre os ombros, desafios que não compreendem e se submetem a eles com uma humildade invencível.
Aquela senhora pode ser mil vezes melhor do que qualquer padre, mas nunca vai se deixar levar por isso, nunca vai acreditar que é melhor. Isso faz dela infinitas vezes capaz de transformar a história. Será que com os anos aprendo a ser um pouco capaz?

Nenhum comentário: