domingo, 27 de abril de 2008

Permanência

Permanecei no meu amor (João 15, 9)
Jesus! Estou simplesmente atônita frente à radicalidade do Evangelho. É tão simples que entra cortando na carne. O Senhor não pediu aos discípulos que fossem perfeitos. Não pediu que fossem mártires ou grandes exemplos para a humanidade. Pediu tampouco que revolucionassem a História ou que mudassem o mundo. O Senhor apenas pediu: permanecei no meu amor.
Que espécie de amor é esse que aceita ser coerente até o fim, sem exigir qualquer recompensa? Que espécie de amor é esse que pede apenas que se permaneça nele?
Fico sem palavras. Pq sei que sou convidada tanto quanto os discípulos a permanecer no Seu amor.
Se o único que, na lógica humana, tinha tudo para ser amado, sem defeito algum, íntegro, coerente, fantástico, praticamente o “príncipe no cavalo branco”, ama sem explicações e exige apenas que se permaneça no amor Dele, meu Deus, a que ponto chegamos! Pobre de mim!
E eu não sei como agir. Sei que permanecer nesse amor é amar na mesma medida. Se sou amada, apesar do caminhão de defeitos que tenho, o quanto eu não deveria também amar?? Mas, basta um trisquinho que me desagrade, toca eu emburrar, não querer mais que essa pessoa participe da minha existência, um desamor completo. É quando deixo de cumprir o único pedido de Jesus: permanecei no meu amor.
Dois versículos adiante, Jesus vai dizer aos discípulos que falou para que permanecessem no amor Dele apenas para que a alegria Dele estivesse nos discípulos e a alegria deles fosse completa. Meu Deus, impressiona. Não pediu que permanecessem no amor para que os outros fossem felizes, para que o mundo fosse melhor, para abrandar o aquecimento global... Pediu que permanecessem no amor Dele apenas para que a alegria deles próprios fosse completa.
Tem dó! O Evangelho é muito radical. Extrapola qualquer lógica. Eu vivo em um mundo capitalista. Sou reconhecida pelo tanto que trabalho. Treinada pelo capital para ser feliz na medida que posso comprar e ter. E vem esse Louco aí e diz que tenho só que permanecer no amor Dele! Que não preciso de mais nada. E que pra ser feliz, tenho apenas que fazer isso: permanecer no amor. Depois que dizem que o Homem foi um louco, tem gente que fica insatisfeita...
É ainda muito para mim!

Nenhum comentário: