segunda-feira, 7 de abril de 2008

continuando...

Continuo com os trechos que me têm inflamado no amor a Deus no próximo...

"Ontem defendi minha velha amizade com Teresa de Lisieux. Alegro-me de encontrá-la permanentemente em minha vida. Como uma irmã mais velha e já feliz. Posso contar com ela. Com suas 'rosas' nada fáceis e com o conselho cru e limpo de sua vida. Obrigado, menina! Só se caminha em companhia. Só se vive humanamente, cristãmente em amizade."

"Todos os Santos. A humanidade que Deus quis. Os que responderam a Cristo. O mundo livre e feliz. A História dos homens encaixada na História do amor de Deus. O céu no céu. O céu já na terra."

"A Bíblia é a história da confiança de Deus no homem."

"Eu te reclamo, Deus, por me teres feito assim.
Eu te tolero, Deus, por me teres feito assim.
Eu te perdôo, Deus por me teres feito assim.
Eu te agradeço, Deus, por me teres feito assim.
Por me teres feito assim,
eu tento amar-te, livre,
eu espero mais em ti
e, mais apaixonado
- por me teres feito assim -
quero me saciar de ti
eternamente."

"Ser homem do Terceiro Mundo significa renunciar às estruturas do poder, aos establishmentes que, neste mundo, representam o mundo da dominação. É estar com os oprimidos, com 'os condenados da terra'numa postura de autêntico amor que não é o da conciliação impossível entre quem oprime, aplasta, explora e mata, e quem é oprimido, aplastado, explorado e ameaçado de morte. Já é tempo de os cristãos distinguirem essa coisa tão óbvia, o Amor, de suas formas patológicas: sadismo, por um lado; masoquismo, por outro; ou ambos simultaneamente. O contrário do amor não é, como muitas vezes se pensa, o ódio mas sim o medo de amar e o medo de amar é o medo de ser livre."

"E perseguidos, caluniados, controlados, presos, continuaremos nosso trabalho de conscientização e evangelização - um só e mesmo trabalho em plenitude para a igreja de Cristo - que se preocupa com o homem todo e não somente com os espíritos (contrariamente à opinião do pretenso teólogo coronel Euro)".

"Senhor Jesus!
Minha Força e meu Fracasso
és Tu.
Minha herança e minha pobreza
Tu minha Justiça,
Jesus.
Minha Guerra
e minha Paz.
Minha livre Liberdade!
Minha Morte e minha Vida
Tu.
Palavra de meus gritos,
Silêncio de minha espera,
Testemunha dos meus Sonhos,
Cruz de minha Cruz!
Cura de minha Amargura,
Perdão do meu egoísmo,
Crime do meu processo,
Juiz de meu pobre pranto,
Razão de minha esperança,
Tu!
Minha Terra Prometida
és Tu...
A Páscoa da minha Páscoa,
nossa Glória,
para sempre,
Senhor Jesus!"

"Não sou irreverente nem anárquico se desejo que o Vaticano e as Nunciaturas acabem... O Papa deveria ter necessariamente sua cúria - assessoria, secretaria - não precisamente seu Estado. E até poderia haver núncios - que talvez não fizessem falta, considerando-se a existência das Conferências Episcopais e a descentralização e despotenciação da Igreja - mas os núncios seriam outros e de outro modo. Isto desejo e isto peço. Com muito amor a Igreja de Jesus e com solidária comunhão com Paulo VI, heroicamente reinante... Que seu reino seja cada vez menos deste mundo para o bem do Evangelho e dos homens."

Nenhum comentário: