domingo, 6 de abril de 2008

creio na justiça e na esperança

Esse é o título de uma autobiografia de dom Pedro Casadáliga. Tem trechos fantásticos que gostaria de compartilhar com os que de vez em quando passam por aqui. Vou colocando o que mais mexer comigo. Ele é um bispo que veio da Espanha e foi parar no Mato Grosso, cuidando das comunidades rurais do local. Aí vai o primeiro trecho:

"Já havíamos cortado relações com as fazendas. Não podíamos celebrar a Eucaristia à sombra dos senhores, viajando em seus carros ou aviões, comendo ou bebendo uísque em sua mesa, sendo 'assistidos' nas celebrações pelos que escrevizavam sistematicamente os irmãos menores: essa já não seria mais a ceia do Senhor! Deixávamos de ser amigos dos 'grandes' e os enfrentávamos. Nenhum explorador ou colaborador usado pela exploração poderia ser padrinho de batismo, por exemplo. Deixamos de aceitar caronas em seus carros, esquivávamo-nos positivamente de suas companhias, de seus sorrisos; deixamos inclusive de cumprimentá-los nos casos mais descarados. (Em contrapartida íamos ganhando a confiança e o amor dos pobres e oprimidos). Foi hora de opção, dilacerada opção que violentava o próprio temperamento, a vontade natural de estar bem com todos, a formação de mansidão evangélica recebida, a velha norma pastoral de 'não apagar a lâmpada que ainda bruxoleia'... Ruptura que continua deixando em tensa cruz a vida da gente."
(Capítulo 1, parte 4)

"O amor ou é total (para o homem todo e para todo homem, para a terra e para o céu) ou não é..."

Sobre o convite de consagração de bispo:
"Decidi não usar anel nem mitra nem báculo. Ontem esbocei umas linhas de convite que explicariam antecipadamente o porque dessa atitude que considero simplesmente lógica. Não vou dar lição a ninguém. Entretanto, devo ser conseqüente.
"O convite-lembrança teria a reprodução de um berrante e um laço pastorais das ilustrações nordestinas de Poty e um texto que rezaria assim:
"Tua mitra será um chapéu de palha sertanejo; o sol e o luar; a chuva e o sereno; o olhar dos pobres com quem caminhas e o olhar glorioso de Cristo, o Senhor.
"Teu báculo será a verdade do Evangelho e a confiança do teu povo em ti.
"Teu anel será a fidelidade à Nova Aliança do Deus libertador e a fidelidade ao povo desta terra.
"Não terás outro escudo senão a força da esperança e a liberdade dos filhos de Deus, nem usarás outra luva que o serviço do Amor."

Nenhum comentário: