quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Um pouco de rebeldia não faz mal...

Estou polêmica! Quero escrever aqui textos que mexeram muito comigo, no que diz respeito à Igreja (eu não gosto de falar disso, mas as poucas pessoas que passam por aqui têm de ver isso!). Aí vão:

“Ninguém pode ignorar que a Igreja é uma sociedade desigual na qual Deus reservou a alguns a missão de mandar e, a outros, de obedecer, estes últimos são os leigos; os demais são os eclesiásticos”- Papa Gregório XVI

“Quanto à multidão, ela não tem outro direito senão o de se deixar conduzir e guiar docilmente por seus pastores” – Papa PioX

“Os membros do corpo que parecem mais fracos, são os mais necessários... os membros tenham igual solicitude uns com os outros” – Paulo, apóstolo e alicerce da Igreja.

Dúvida: fico com a infabilidade papal ou com as palavras fundantes de Paulo???
Sou mulher e leiga! Eu acho que já fiz a minha escolha! E não inclui deixar-me conduzir docilmente, muito menos fugir do redio...

p.s.: qualquer tipo de comentário que eu considerar ofensivo aos outros, vou apagar. Não é censura. Só acho que podemos manter uma discussão saudável a respeito!

3 comentários:

Alexandre Gil disse...

dos livros da biblia sagrada, dos que realmente andaram e presenciaram os milagres de Jesus, que eu me lembre foram, Matheus (Levi), João, Pedro e Thiago (estes dois ultimos com cartas no final do novo testamento). Paulo, além de ter sido pela revelaçao, a historia é complexa.

Quanto ao Papa, descendente de São Pedro, líder que Jesus nomeou para na terra ter as chaves do céus e do inferno. Estou com Ele, sou obediente e concordo com tudo que Ele determinar. Para cada decisão Papal há também circunstâncias sociais, políticas, divinas e ai vai. Com certeza se por acaso vez algo diferente da vontade do Sr,... com certeza será julgado por isso, qto a mim, pela minha fé e opinião, oh serei pela minha obediência a ele.

Alexandre Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saldanha disse...

Já estive com dois Papas, em 2002 com João Paulo II e em 2005 com Bento XVI e posso afirmar que estes dois homens foram e são os escolhidos de Deus para dirigir sua Igreja. Esta afimação se baseia no que vi com meus olhos, escutei com meus ouvidos e senti com meu coração.
Há Papas que erraram, talvez sim, e o próprio JP II pediu perdão em público pelos erros da igreja (entende-se tb dos Papas...).
Talvez hoje a doutrina da Igreja "erre" menos, porque no passado errou mais.
Paz e Bem.