segunda-feira, 3 de março de 2008

Humano

A Páscoa está chegando. Amo esse tempo. Não como todo cristão deveria amar, mas amo. Primeiro pq a tradição da Igreja me ensinou que essa é a maior festa do calendário cristão. Depois, pq é o tempo que Jesus se revela inteiro a mim: humano e divino. Dois momentos ápices para mim. A Ressurreição pq mostra o Jesus, Filho de Deus. E o Getsêmani pq mostra o Jesus, Filho do Homem. Momento em que Ele precisou de mim! É demais um homem tão humano precisar de alguém. E de mim, tão desfigurada, tão desfeita.
Na agonia, Jesus exerce a humanidade purinha. É o momento em que Ele, livremente, escolhe o caminho que vai traçar. Ali, Ele poderia ter dito não. Como pensou em dizer: "Pai, afasta de mim esse cálice". Mas opta por mim. Pela humanidade: "mas não se faça a minha vontade".
Jesus exerce a liberdade do homem. Dignifica a humanidade, ali. E é nesse momento, de maior dignidade do ser, que Ele olha pra mim e me pede que fique com Ele. Eu que não canso de repetir: fica, Senhor, comigo.
Para mim, a agonia é o momento em que minha humanidade toca inteiramente Jesus. Não é Ele que vem até mim para me elevar. É Ele que vem até mim e assume o meu lugar de gente. E me pede ajuda pra isso.
É no Getsêmani que me sinto mais unida ao coração do meu Amado. Pq é quando Ele decide-se integralmente por mim. É também momento de decidir-me integralmente por Ele. E todos sabemos o que vem após o Horto das Oliveiras...

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bonito texto!! obrigada por convidar-me a visitar o seu jardim neste espaço de partilha de seu coração e de sua intimidade.
Que Jesus continue a revelar-se a você cada vez mais e que você possa fazer a experiência de um "conhecimento interno do Senhor que por mim se fez homem" Sto Inácio de Loyola. PAZ!!! para vc!
Helena