sábado, 15 de março de 2008

Ser missionário...

Quem irá por nós? Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
E lá se vão os missionários...
O que é ser missionário? Às vezes, fico perdida pensando que eu sou jornalista porque é o mais cômodo para mim. Tenho meu carro, minha casa, meu trabalho, meus e minhas que garantem tranqüilidade, segurança, talvez.
Nessas horas parece que todos os sonhos que eu tinha de estar a serviço de Deus e do próximo escorreram pelo ralo do cotidiano que engole todo ser humano. Que o desejo de transformar caiu no conformismo de me sustentar, ganhar o meu pão.
Pq não tive a coragem de abrir mão do meu diploma e ser freira? Pq não deixei minha formação acadêmica e fui viver em uma comunidade de vida? Pq não coloquei a serviço de uma organização eclesiástica o meu talento profissional? Nesses momentos, vejo os meus talentos todos enterrados: serva má! Pq não soubeste cuidar do único talento que te dei, vou tomá-lo...
Hj estive em uma cadeia feminina. Como uma boa dama cercada no meu castelo de cristal nunca tinha entrado em um lugar desses. Realidade nua e crua na carne de uma sociedade doente. Queria ser azeite. Estava ali profissionalmente e tento muito dividir as coisas quando estou trabalhando. Mas o desejo de ser o local em que o Cristo reclina a cabeça foi mais forte.
Aquelas pessoas ali têm culpa. Muita! Senão não estariam ali. Mas não tinha lá nenhuma socialite que desviou dinheiro. Nem nenhuma madame cleptomaníaca... Estavam ali mulheres que a sociedade cuidou para que estivessem. Não que a sociedade é a grande monstra da questão. Nada de maniqueísmo. Seria infantil demais pensar que uma cadeia é apenas um aglomerado de vítimas.
Mas aquelas mulheres me mostraram a potência da minha missionariedade. Foram a resposta à minha oração de ontem. Sou formadora de opinião. Se eu não ocupar o meu lugar na sociedade, outras pessoas o farão. E pode ser que não tenham o meu coração. Pode ser que sejam melhores, é claro. Mas podem ser menos tocadas pelo envio do que eu. Deus, quero a graça de saber e assumir o meu lugar na messe.
Sou missionária. Sou jornalista!

2 comentários:

Bia R. disse...

É, amiga, entrar em um presídio muda muita coisa na gente e olha que só passamos algumas horas lá. Imagina o quanto aquelas mulheres não mudam. Mas que história é essa de ser freira?

Alexandre Gil disse...

és o q o Sr deseja e o que aceita e se nao aceita o Sr nao deseja, vai por mim, depois q entreguei minha vida ao Sr, nunca mais a entendi direito rssrss mas no entanto, estou sobrevivendo

deixa q eu rezo pra tu e td vai ser como deve ser! certo?
;)

obs: o tu é brincadeira!