sexta-feira, 25 de julho de 2008

É muita cara de pau

Não gosto de comentar aqui questões de doutrina católica. Não tenho apenas amigos católicos e também não acho que um blog como ao que me propus escrever seja o local de discutir questões da doutrina que sigo. Já existem páginas para isso. Mas hoje fiquei revoltada com uma notícia que li e quero mesmo expor minha revolta.
Um grupo de católicos dissidentes na Itália publicou uma carta dirigida diretamente ao Papa pedindo que ele reconsidere a questão do uso de anticoncepcionais. Não estou aqui para defender ou não métodos contraceptivos. Não me cabe essa função nesse momento. Estou aqui para dizer o quando algumas atitudes hipócritas me deixam realmente brava!
Na carta publicada pelo jornal italiano, entre outras coisas, o grupo diz o seguinte: "a posição da Igreja tem tido um impacto catastrófico sobre os pobres e impotentes mundo afora, ameaçando as vidas das mulheres e deixando milhões expostos ao vírus do HIV". Além disso, ainda segundo a publicação, maioria dos católicos recorre sem culpa a métodos anticoncepcionais, o que seria uma prova do "absoluto fracasso" da proibição.
Agora entra meu sentimento de "putz, não me conformo"! Meu, se a Igreja autoriza o uso de anticoncepcionais vai fazer diferença? Se os católicos os utilizam sem culpa, qual a diferença de um sim ou não da Igreja? Quantos católicos adotam métodos anticoncepcionais? Meu, quanta hipocrisia...
Como se, por decisão do Papa, as pessoas deixassem de contrair Aids ou as adolescentes deixassem de ficar grávidas. Tudo bem que, de acordo com a doutrina católica, o Papa tem a infabilidade, mas ainda não faz milagres!
Na matéria que eu li, o jornalista escreve que a Igreja "só autoriza métodos naturais de contracepção, como a ‘tabelinha’ (abstinência sexual durante o período fértil da mulher)". Outra coisa que me irrita (e eu sou jornalista) é profissional que escreve borracha. Quando eu tenho de fazer uma matéria, pesquiso, me empenho, seja lá o assunto que for. Uma abobrinha ou outra sempre sai, mas me esforço para fugir do senso comum. Tabelinha! Custa pesquisar? Colega de trabalho, fiz isso por vc. Logo na primeira página de pesquisas aparecem, pelo menos, outros três métodos contraceptivos naturais. Entre eles o billings, que tem, cientificamente comprovada, 97% de eficácia.
Enfim, perdoem-me meu momento "Cruzada". Mas é muita hipocrisia exigir uma postura da Igreja mascarando intenções. O Papa proíbe as pessoas de matar, que haja acúmulo de riqueza e pede que todos amem os semelhantes. Isso nos faz viver num mundo isento de homicídios, em que por ano não morram de fome 5 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade ou onde o senhor Bush deixe de declarar uma guerra insana em nome do poder? Tenha santa paciência...

10 comentários:

Anônimo disse...

O problema, linda, é quando a Igreja aparece por demais descolada do corpo dos fiéis. o início da polêmica católica na questão da contracepção, salvo engano meu, começou com o papa Paulo VI, que chamou uma comissão de leigos e uma de bispos para discutir sobre a validadade ou não da pílula. a maioria dos leigos e dos bispos foi favorável. o papa praticamente decidiu pala proibição sozinho. o que na prática foi considerado por muitos católicos da época uma imposição de moral de cima para baixo, por uma pessoa que pode prescindir dela: não se espera que um papa saia por ai reproduzindo. afeta milhoes de pobres no sentido que que muita gente miserável no mundo conta apenas com as obras pias da igreja para receber auxílio. e quando a igreja se nega a permitir a contracepção, se naga a fornecer os métodos que podiam evitar tanto a gravidez indesejada quanto a transmissão da aids. talvez estejamos diante de um problema que a igreja venha a se desculpar daqui a algumas décadas, como vem acontecendo sempre que ela acha que pode pairar sobre o seu tempo histórico. fica na paz. robson

Alexandre Gil disse...

claro robson. Seu depoimento demonstra, não só desconhecimento de causa, bem como embasamento religioso quanto ao tema social polêmico. Bispos nunca e hipótese alguma consideraram o uso da pilula e tenho provas disso. Você tem provas desta sua suposiçao? Se sim, apresente. Pq eu tenho, mas só apresento após vc, do contrário, é especulação, coisa q estou de saco cheio de mediocres q gastam seu precioso tempo para debochar da fé alheia.

Isso falando deste tema.

Quanto ao Paulo VI, na minha opinião, depois de São Francisco de Assis, São João da Cruz, se existe hierarquia de Santo, Paulo VI é o maior, e olha q debochavam dele antes de virar PAPA. Ele modificou positivamente 800 anos de história na Igreja, enfim, depois das cruzadas ele.

Agora quanto ao seu post Ariana, cheguei agora de festa, são 4h da manhã, escreverei com carinho, assim q acordar.
bjo pra vc e Robson, apresente evidências e não se esconda.

Ariana disse...

Meninos, isso era justamente o que eu tentava evitar quando falei de doutrina!! Não me importa saber se a Igreja é contra ou favorável. Não é a questão. O que me irrita é transferirem para a Igreja uma influência que ela já não te sobre o mundo secular. Se isso é bom ou ruim? Não sei!

Anônimo disse...

Caro Alexandre. como vc não me conhece, deixe eu me apresentar. sou católico apostólico romano praticante. em 1990, com 18 anos, fui coordenador do encoca - encontro da comunidade da catedral, bauru. em 1991 fui coordenador da pastoral da juventude, catedral do divino espírito santo, Bauru. em 1993 entrei para a rcc e para a pastoral do menor da região sé de são paulo. em 1996 participei da criação da pastoral universitária da letras - usp. em 1999 fui o primeiro coordenador do projeto universidades renovadas na cidade de são paulo. em 1999 e 2000 fui coordenador dos enuccs - encontro nacional de universitários católicos caristmáticos - de sp. em 2000 participei da criação do primeiro gou - grupo de oração universitário - da usp. em 2002 participei da fundação do primeiro gpp - grupo de partilha de profissionais - do pur, onde também fui o primeiro coordenador e do qual participo até hoje. entreguei projeto de mestrado em santo tomás de aquino na faculdade de filosofia da usp. portanto, meu caro, se eu tive algum objetivo com minha fala, não foi debochar da fé que eu defendo enquanto professor de história. muitos alunos católicos do curinho em que dou aula já vieram me agradecer por eu ser o único professor de história que eles tiveram que não falou somente dos erros da igreja, mas também dos acertos. então, fique tranquilo. não tenho o interesse de zombar do deus em que eu acredito e sirvo. a minha fala foi clara: salvo engano meu. se vc tem como provar que estou enganado, por gentileza, seja generoso, auxilie na minha formação católica. fique na paz robson.

Anônimo disse...

caro Alexandre. como muitos foram os trabalho, acabei por me esquecer? em 2001 professor animador da pastoral dos ex alunos do colégio santo agostinho. em 2002 e 2003, professor voluntário de história da cj, comunidade aliança de misericórdia, favela de taipas. fica na paz. robson

Alexandre Gil disse...

Oi Robson, a PAZ!!!

o que não podemos colocar em um blog, de uma jornalista é: "a maioria dos leigos e dos bispos foi favorável. "

a Ariana é especial, se não está na mídia nacional ainda, pode estar a qualquer momento, bala na agulha ela tem. Logo, largar uma informaçao deste tipo, não dá, pq mta gente q nao tem os titulos q vc tem e nao conhecem a igreja podem sair com mais esta ESPECULAÇÃO, sendo que, a maioria dos catolicos do brasil, conhecem especulaçoes e nao a VERDADE de CRISTO em sua limitada e pecadora IGREJA.

Parafraseando a Lu (minha amiga e formadora teologal) "ale, não podemos ser ingenuos, que isso nao passe na cabeça de alguns padres" inclusive, falou da enciclica que completou 40 anos e me mandou alguns trechos, tipo:

O milagre da própria vida, observou o papa, "é fruto de um amor que sabe pensar e escolher em plena liberdade, sem deixar-se condicionar para além do eventual sacrifício exigido".

Eis o motivo pelo qual "nenhuma técnica pode substituir o ato de amor que dois esposos intercambiam como sinal de um mistério maior que os tem como protagonistas e co-partícipes da Criação".

enfim, a maioria dos bispos não né!!!

agora vou comentar do texto da Ariana enquanto nao perco o que nem tenho, o amor dela rsrs

Alexandre Gil disse...

Ariana, querida, vamos considerar o que vc merece né. Seu texto.
Li, analisei e me permito considerações. Moro em uma cidade grande, onde a maioria dos restantes realmente catolicos, nao possuem o habito de ler a biblia, nem sabe o q significa grupo de oraçao e pior, com muitos padres bons de coraçao mas fracos. Então, qto a seu tema, mesmo com os dez mandamentos, é óbvio q aki qdo jovens de 15 a 35 anos solteiros vão a missa, o q é raro, e comungam, com certeza o Padre sabe que fazem sexo, que tomam anti-conceptivos e possivelmente já tomaram a pilula do dia seguinte. Os padres não são ET's e nem cegos, no entanto, nem por isso a Igreja deve deixar de defender a verdade de CRISTO, que para mim é clara, e quem conseguir se aproximar, com certeza será mais feliz do que outros, eis o desafio provocativo do Sr Jesus.

Agora concordo plenamente com vc quando diz que a responsabilidade nao pode ser repassada a igreja, ate pq, qdo as pessoas estao nessa, normalmento nao questionam se a igreja é o nao a favor e sim, mandam ver.

enfim, a nós, rezar e tentar cuidar da gente mesmo que já tá bem bom.

bjo

Anônimo disse...

Caro Alexandre. vc não leu direito o meu texto. então vou repetir para vc:
"o início da polêmica católica na questão da contracepção, salvo engano meu, começou com o papa Paulo VI, que chamou uma comissão de leigos e uma de bispos para discutir sobre a validadade ou não da pílula. a maioria dos leigos e dos bispos foi favorável". eu não disse que a meioria dos bispos é favorável a pílula. eu disse que, salvo engano meu, uma comissão de bispos foi chamada por paulo vi para discutir a questão da pílula.e que a maioria teria sido favorável ao seu uso. vc tem todo o direito de considerar essa informação como falsa ou especulativa. poderia ter provado o contrário, coisa que vc não fez. vc não provou que paulo vi não chamou comissão para discutir. ou mesmo que tenha chamado, não provou que a maioria dos bispos da comissão não foi favorável ao uso da pílula. o que vc fez também foi complicado: uma citação sem referência alguma. qual papa? em qual texto? era encíclica? era carta apostólica? era entrevista ao observatore romano? que texto é esse?
fique na paz. robson

Alexandre Gil disse...

robson, isso é o que me preoucupa com os católicos que vivem a biblia na igreja catolica, eta povo!!!

"salvo meu engano" não dá né coordenador.

quem pediu evidências fui eu de que bispos apoiavam. Traga registros, provas - do contrário - cale-se, pq a igreja ja tem problemas demais para mim e para ti, ficar discutindo em um blog isso.
Qto ao tema, lhe adianto, foi discutido sim e a resposta foi a enciclica, agora aí a maioria da comissao de bispos ser favorável - poupe-me, ou prove!

Anônimo disse...

Alexandre, meu querido. quem me acusou de estar equivocado foi vc. prove ou não acuse. fica na paz. robson.